Qualquer contribuição é bem-vinda para a Civil Procedure Review. Todavia, se você deseja submeter um artigo, livro ou outro material para a apreciação do Conselho Editorial, atente para as seguintes regras e condições de publicação:
- Veja primeiramente se seu texto se adequa ao perfil da revista. O tema deve estar abrangido na area do Processo Civil ou do Direito Processual em geral. Não se exige uma abordagem comparativa entre dois sistemas jurídicos. Sua contribuição pode ser limitada à análise de alguns aspectos do Direito Processual no seu próprio país. Todavia, incentivamos, neste caso, que o autor procure publicar em outro idioma que não sua própria língua, para ampliar o acesso da comunidade acadêmica ao conteúdo do texto.
- Publicamos predominantemente em seis idiomas: Inglês, Francês, Português, Italiano, Espanhol e Alemão. Artigos em outras línguas que não o Inglês devem providenciar um sumário ou abstract na língua inglesa. Incentivamos os autores a escrever e enviar material em um dos seis idiomas do site. Você pode também enviar material em outras línguas, mas, neste caso, nosso Conselho Editorial avaliará a conveniência de uma tradução e as possibilidades de publicação do texto.
- Não há limite referente ao número de palavras. Além dos artigos, também serão consideradas propostas de publicação de outros materiais, inclusive livros, resenhas etc.
- Preferencialmente devem ser enviados textos inéditos. Serão excepcionalmente aceitos artigos já veiculados em outros meios impressos ou eletrônicos quando avaliarmos refletirem produção relevante e cuja divulgação seja amplificada pela publicação nesta revista. Em qualquer caso pedimos aos autores uma autorização permanente (i.e., não revogável) para publicar on-line o material enviado em nosso website.
- Os artigos serão publicados em formato .PDF, mas devem ser encaminhados para a revista no formato Word (.DOC ou .DOCX), utilizando a fonte Calibri, tamanho 12.
- A primeira página do artigo ou livro deve conter: nome do autor; título do trabalho em duas línguas (uma delas o Inglês); breve qualificação e vinculação universitária do autor em Inglês (o Conselho Editorial poderá reduzir ou adequar a qualificação a padrões internacionalmente conhecidos); sinopse ou resumo na língua do texto e abstract em Inglês; até cinco palavras-chave em duas línguas, uma delas o Inglês. Note por favor que, se o idioma do artigo for o Inglês, então não há necessidade de uma outra língua.
- Os destaques no texto e os títulos das obras citadas devem estar em itálico, não se utilizando o negrito.
- As referências bibliográficas devem vir citadas em notas de rodapé, utilizando a fonte Calibri, tamanho 10. As referências bibliográficas completas deverão ser apresentadas em ordem alfabética no final do texto.
A submissão de artigos à Civil Procedure Revew se dá por meio da criação de conta de usuário e envio do artigo, acompanhado das informações solicitadas.
Todos os artigos serão revisados pelo método double blind peer review, por meio do qual dois pareceristas serão chamados a analisar o texto para publicação, sem que o autor seja identificado.
Nosso objetivo é que a publicação seja implementada o mais rápido possível, mas o tempo entre a remessa do texto e a notícia sobre a publicação pode variar dependendo do tamanho e complexidade do material. Serão evitadas aprovações condicionais para publicação, exceto quando referentes a questões de forma ou idioma.
Pedimos encarecidamente aos autores que informem à Civil Procedure Review se receberam qualquer espécie de bolsa ou financiamento, público ou privado, que tenha sido concedido a título de fomento ou prêmio para a pesquisa que originou o texto, bem como qualquer outro interesse financeiro que possa gerar conflitos de interesse referentes à publicação.
É responsabilidade do autor verificar se a publicação de sua contribuição viola qualquer norma de direitos autorais.
Relativamente ao uso de motores de inteligência artificial (IA) na elaboração de artigos para publicação na Civil Procedure Review, devem ser observadas duas regras pelos autores e revisores:
Regra 1: Nenhuma ferramenta de IA pode ser indicada como coautora de texto acadêmico submetido à Civil Procedure Review para publicação. Todo o conteúdo do texto acadêmico deve ser produzido exclusivamente pelo(s) autor(es) humano(s).
Regra 2: O uso de ferramentas de IA e a respectiva extensão/função, ainda que em caráter auxiliar, devem ser revelados em todos os textos acadêmicos submetidos à Civil Procedure Review para publicação. Os autores devem informar claramente a utilização da IA na produção do texto, a função e o modo como foi empregada, a fim de garantir transparência e honestidade acadêmica.