Da norma processual cogente – de ordem pública – à norma processual rígida

uma proposta normativa na teoria dos fatos jurídicos

Autores

  • Márcio Oliveira Rocha

Palavras-chave:

Ordem pública, Teoria dos fatos jurídicos, Norma processual cogente, Rígida, Norma processual híbrida, Norma processual flexível

Resumo

Este artigo tem como finalidade propor uma releitura da norma processual cogente – associada à ideia de ordem pública, no sentido de questionar e pôr à prova a dogmática que sustenta a sua essência. Adota-se a teoria dos fatos jurídicos como base teórica para a compreensão da normatividade jurídica, porquanto a ideia de norma processual cogente, na maioria das vezes, relacionada com uma situação inderrogável, indisponível, irrenunciável, insanável, que não admite preclusão e que pode ser suscitada no processo a qualquer tempo, não encontra sustentação consistente, sob o aspecto prático ou teórico. Constata-se que determinadas situações tituladas como de ordem pública processual podem se apresentar como derrogáveis, disponíveis, renunciáveis, sanáveis, admitem preclusão e até suportam a possibilidade de não suscitação no processo a qualquer tempo ‒ tudo como forma de garantir a própria segurança, integridade e coerência do sistema processual. Assim, visando adequar o entendimento do conteúdo da ordem pública no processo civil ao momento dogmático do Estado Constitucional, propõe-se uma nova compreensão das normas processuais, classificando-as como normas processuais rígidas, normas processuais híbridas e normas processuais flexíveis. Espera-se atingir uma simplificação, tornando mais clara a análise de determinadas situações jurídicas processuais atribuídas à ordem pública.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Márcio Oliveira Rocha

Professor at the State University of Alagoas, Brazil. PhD from the Federal University of Pernambuco, Brazil.

Downloads

Publicado

2020-04-15

Como Citar

ROCHA, M. O. Da norma processual cogente – de ordem pública – à norma processual rígida: uma proposta normativa na teoria dos fatos jurídicos. Civil Procedure Review, [S. l.], v. 11, n. 1, p. 59–94, 2020. Disponível em: https://civilprocedurereview.faculdadebaianadedireito.com.br/revista/article/view/202. Acesso em: 5 maio. 2024.

Edição

Seção

Artigos