(In)constitucionalidade da vinculação dos precedentes no CPC/2015

um debate necessário

Autores/as

  • Ravi Peixoto Federal University of Pernambuco

Palabras clave:

Precedentes, Precedentes obrigatórios, Constitucionalidade, Legislação infraconstitucional

Resumen

Com a inserção de um rol de precedentes obrigatórios no art. 927 do CPC/2015, surgiu um relevante debate acerca da constitucionalidade da previsão da obrigatoriedade de precedentes por meio da legislação infraconstitucional. Para que se possa defender a constitucionalidade dessa previsão, far-se-á uma revisão das diversas correntes doutrinárias que analisam o tema. Posteriormente, será feita uma resenha crítica dessas doutrinas para elencar os argumentos que evidenciam a inexistência de qualquer vício de inconstitucionalidade na previsão da obrigatoriedade de precedentes por meio da legislação infraconstitucional.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Ravi Peixoto, Federal University of Pernambuco

PhD candidate at the Rio de Janeiro State University, Brazil. Master ́s Degree at the Federal University of Pernambuco, Brazil.

Publicado

2017-08-16

Cómo citar

PEIXOTO, R. (In)constitucionalidade da vinculação dos precedentes no CPC/2015: um debate necessário. Civil Procedure Review, [S. l.], v. 8, n. 2, p. 93–133, 2017. Disponível em: https://civilprocedurereview.faculdadebaianadedireito.com.br/revista/article/view/152. Acesso em: 18 may. 2024.

Número

Sección

Artigos