(In)constitucionalidade da vinculação dos precedentes no CPC/2015

um debate necessário

Auteurs

  • Ravi Peixoto Federal University of Pernambuco

Mots-clés :

Precedentes, Precedentes obrigatórios, Constitucionalidade, Legislação infraconstitucional

Résumé

Com a inserção de um rol de precedentes obrigatórios no art. 927 do CPC/2015, surgiu um relevante debate acerca da constitucionalidade da previsão da obrigatoriedade de precedentes por meio da legislação infraconstitucional. Para que se possa defender a constitucionalidade dessa previsão, far-se-á uma revisão das diversas correntes doutrinárias que analisam o tema. Posteriormente, será feita uma resenha crítica dessas doutrinas para elencar os argumentos que evidenciam a inexistência de qualquer vício de inconstitucionalidade na previsão da obrigatoriedade de precedentes por meio da legislação infraconstitucional.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Biographie de l'auteur

Ravi Peixoto, Federal University of Pernambuco

PhD candidate at the Rio de Janeiro State University, Brazil. Master ́s Degree at the Federal University of Pernambuco, Brazil.

Téléchargements

Publiée

2017-08-16

Comment citer

PEIXOTO, R. (In)constitucionalidade da vinculação dos precedentes no CPC/2015: um debate necessário. Civil Procedure Review, [S. l.], v. 8, n. 2, p. 93–133, 2017. Disponível em: https://civilprocedurereview.faculdadebaianadedireito.com.br/revista/article/view/152. Acesso em: 18 mai. 2024.

Numéro

Rubrique

Artigos